A diretoria do Sinaees esteve presente nesta quarta-feira (31/01) em reunião da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) sobre previsões de cheia e estiagem para 2024, e com orientações aos representantes da indústria, comércio e serviços. Entre ações antecipadas para o enfrentamento da cheia e vazante está a dragagem dos rios para início de maio.
De acordo com Serafim, o Governo do Amazonas saiu na frente em poder se planejar quanto aos efeitos econômicos decorrentes da cheia e vazante, e dessa forma se planejar e traçar estratégias para garantir a produtividade no comércio, indústria e serviços. A iniciativa do governo estadual por ser um evento positivo não só para o lado empresarial, mas também para a indústria, comércio e serviço, e destacou que o planejamento da indústria vai ser redobrado para este ano.
“As empresas sempre procuraram se precaver, não houve redução, as empresas anteciparam até as férias coletivas para que não houvesse desemprego, não houve desemprego. Então, agora, se neste ano tivermos problema, com certeza muito mais já vão estar prevenidas.”
Essa reunião coloca em evidência a necessidade de fazer um planejamento, reunir todas as entidades e empresários que estão envolvidos nesse projeto de abastecimento e transporte para podermos delinear uma solução. Temos uma dificuldade logística muito forte, com custos muito elevados, precisamos reunir todas as forças, todas as pessoas que têm envolvência nesse quesito para que a gente possa dar uma solução pertinente.
Participaram do evento também, representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Sindicato das Empresas de Navegação do Amazonas (Sindarma), Suframa, Associação Comercial do Amazonas (ACA), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Câmara de Comércio e Indústria Nipo-brasileira do Amazonas, Câmara de Dirigentes Lojista de Manaus (CDL Manaus), Honda, Correios, Conselho Regional de Economia Amazonas (Corecon-AM) e outros.
Para mais informações e notícias acompanhe nossas redes sociais!