O Ministério de Minas e Energia – MME e a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional – ENBPar, pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. (Procel-Indústria)
Está aberta até final de novembro (29/11) deste ano, a chamada pública para seleção de até 170 indústrias dos estados do AM, BA, MG, RJ e RS, otimizarem seus sistemas de Ar Comprimido com aplicação de medidas de eficiência energética.
A eficiência energética é essencial para a sustentabilidade, pois contribui significativamente para a redução do impacto ambiental e para o desenvolvimento econômico. Ela minimiza a emissão de gases de efeito estufa ao reduzir a dependência de combustíveis fósseis e ajuda na conservação de recursos naturais. Economicamente, a eficiência energética reduz os custos com energia, dando fôlego financeiro para o crescimento das indústrias, além de estimular a inovação em tecnologias mais sustentáveis.
Nesta oportunidade, as Indústrias selecionadas receberão gratuitamente um diagnóstico energético, o acompanhamento da implantação e medição dos resultados associados as medidas implantadas.
A participação no programa é simples e fácil. Cada indústria deverá possuir sistemas de Ar Comprimido em seus processos e se comprometer em investir no mínimo 24 mil reais nas medidas eficientes apontadas no estudo (diagnóstico), além de ter em mãos para inscrição:
- Última Conta de Energia Elétrica;
- A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
- Alguns dados do sistema de Ar Comprimido existente:
- Quantidade de Compressores;
- Data de Fabricação dos Compressores;
- Suas Potências Elétricas;
- Quantidade de reservatórios;
- Seus volumes;
- Quantidade de pontos de usos finais;
- Extensão da rede de AC em metros.
Por fim, A ENBPar se coloca à disposição para tirar quaisquer dúvidas relativas à chamada pública e propõe uma reunião virtual ente os interessados à FIEAM e a superintende do Procel, Juliana Tadeu, e técnicos das sua equipe pra apresentar o projeto.
Para participar da reunião ou dirimir quaisquer dúvidas a respeito do tema, favor entrar em contato com juliana.tadeu@enbpar.gov.br, luiz.pacheco@enbpar.gov.br ou procel@enbpar.gov.br .