O modelo industrial do Amazonas obteve menção honrosa da publicação britânica FdI Magazine, entre as premiações das Zonas Francas Globais de 2021
No dia em que a imprensa nacional – o jornal Folha de São Paulo – publicou duas reportagens tentando manchar a imagem e o papel de indutor econômico e ambiental da Zona Franca de Manaus (ZFM), o polo industrial do Amazonas e de toda a Região Norte recebeu um prêmio internacional.
Nesta quinta-feira (14), a Zona Franca de Manaus obteve uma menção honrosa da FdI Magazine, do grupo Financial Times, entre as premiações das Zonas Francas Globais de 2021.
Anualmente, a publicação britânica fDi Intelligence realiza o prêmio Global Free Zones onde analisa as zonas francas de todo o mundo, identificando quais se destacaram por apresenta resultados expressivos no que se refere a perspectivas de investimento, expansão, capacidade produtiva, logística, dentre outros aspectos.
A Zona Franca de Manaus recebeu menção honrosa na categoria “ajustes logísticos” em decorrência dos avanços realizados nesta área ao longo dos últimos anos, dotando a ZFM de maior competitividade.
A Suframa, por ser uma zona franca associada à Associação de Zonas Francas das Américas (AZFA), é convidada anualmente a se inscrever na premiação, tendo recebido alguns prêmios ao longo dos últimos anos, sendo vencedora na categoria Grandes Empreendimentos da região da América Latina e do Caribe no ano de 2015.
Já no ano de 2017, foi premiada nas categorias “Melhor Zona das Américas – Grandes Inquilinos”, “Melhor Zona Franca para Sustentabilidade”, “Melhor Zona Franca para Expansão” e “Melhor Zona Franca para Novos Investimentos”.
Em 2018, foi premiada na categoria “Altamente recomendável para grandes empreendimentos das Américas”.
“Esse é o reconhecimento pelo mais acertado modelo de investimento, redução de desigualdades regionais, geração de renda e preservação ambiental que o mundo já viu”, diz o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.