Alckmin reforça medidas para ampliar investimentos estrangeiros e promover exportações nos estados

Em reunião com secretários estaduais de Desenvolvimento, presidente em exercício encaminhou ações para ampliar integração estadual a ferramentas federais, como a Janela Única de Investimentos.

O presidente em exercício Geraldo Alckmin reúne-se nesta segunda-feira (24/11), no Palácio do Planalto, com secretários estaduais de desenvolvimento para avançar em duas plataformas estratégicas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços: a Janela Única de Investimentos, prevista para iniciar operação em fevereiro de 2026, e o Monitor de Investimentos, que já funciona como vitrine estruturada de projetos públicos para o setor privado.

A reunião também apresenta os planos estaduais da política nacional de cultura exportadora e faz um balanço da linha de financiamento de US$ 11 bilhões do BID, voltada para competitividade, inovação, logística e desenvolvimento regional sustentável.

Para o Amazonas e o polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), a agenda abre uma janela concreta para aumentar exportações, atrair investimento estrangeiro e inserir o estado nas principais ferramentas de promoção econômica do governo federal.

“No próximo dia 20 de dezembro, o Mercosul assinará o tratado comercial com a União Europeia. Isso é uma espera de muitos anos que agora, com o Brasil na presidência do Mercosul, será consolidada. Isso abre portas para novas exportações, abre portas para fortalecer nossa corrente de comércio. Estamos todos de parabéns e vamos em frente. Parabéns, presidente Alckmin”, ressaltou.

Fonte: gov.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *