A primeira reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa) realizado nesta sexta-feira, 24, com a participação do titular do recém-recriado Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, aprovou 44 projetos industriais e de serviços para o PIM, entre iniciativas de implantação (19) e de atualização ou diversificação (25), que somam US$ 285 milhões em investimentos totais.
A previsão é que sejam gerados 1.605 novos postos de trabalho na área de atuação da autarquia federal, nos próximos três anos, e faturamento adicional de US$ 1.90 bilhão no Polo Industrial de Manaus.
Durante esta reunião, o ministro Alckmin garantiu apoio para fortalecer a Suframa, o CBA, onde realizou uma visita durante sua passagem por Manaus e iniciativas que visem ampliar o leque de potencialidades do Amazonas em torno de potássio, gás e bioeconomia. “O caminho é criar patentes, para depois virar produto industrial, emprego e riqueza. Houve uma questão jurídica, mas conseguimos resolver”, amenizou. Também defendeu o uso do gás natural para tornar o produto mais econômico e atrair “toda a indústria de nitrogenados”.
O Convênio entre ABDI, Igor Calvet e o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marcelo Nunes, firmaram parceria com a FIEAM, que irá beneficiar as empresas instaladas no PIM. Os equipamentos entregues de forma simbólica, serão voltados ao desenvolvimento do projeto de fomento ao ecossistema de 5G no Distrito Industrial de Manaus.